Menssagem de erro

  • Warning: Illegal string offset 'field' em DatabaseCondition->__clone() (linha 1901 de /home3/dippymai/public_html/getbrainstormed/includes/database/query.inc).
  • Warning: Illegal string offset 'field' em DatabaseCondition->__clone() (linha 1901 de /home3/dippymai/public_html/getbrainstormed/includes/database/query.inc).
  • Warning: Illegal string offset 'field' em DatabaseCondition->__clone() (linha 1901 de /home3/dippymai/public_html/getbrainstormed/includes/database/query.inc).
  • Warning: Illegal string offset 'field' em DatabaseCondition->__clone() (linha 1901 de /home3/dippymai/public_html/getbrainstormed/includes/database/query.inc).
  • Warning: Illegal string offset 'field' em DatabaseCondition->__clone() (linha 1901 de /home3/dippymai/public_html/getbrainstormed/includes/database/query.inc).
  • Warning: Illegal string offset 'field' em DatabaseCondition->__clone() (linha 1901 de /home3/dippymai/public_html/getbrainstormed/includes/database/query.inc).

Artigo

Sobre poker, pessoas e a vida

Não sei ao certo quem é mais imprevisível, se são as cartas de poker ou as pessoas.

No jogo, tudo que você imagina pode acontecer, uma mão que não vale um centavo pode virar uma super mão de uma hora para a outra, assim como a incerteza que temos na vida, esse jogo lida muito bem com o futuro incerto que possuímos.

Na vida por mais que nos esforçamos as vezes para, vamos dizer “dar certo” nem sempre conseguimos tão rápido quanto tentamos ao mesmo tempo que existem pessoas, que conseguem muito rápido coisas de dimensões absurdas, claro que, devido ao seu esforço. “No pain no gain”. Essa frase que muitas academias adotam serve para tudo na vida, se não entendeu eu explico, sem dor, sem ganho, em tradução livre.

Uma carta na mesa pode mudar todo o curso de um torneio ou de um jogo a dinheiro, ou uma mão que você deixa de jogar pode fazer de você um perdedor a um ganhador no jogo, assim como uma escolha que você toma na vida pode lhe fazer perdedor ou ganhador.

Eu mesmo parei muitas vezes meu curso superior, cada vez por um motivo diferente, a maioria delas foi por falta de grana.

Mas a última vez que fiquei sem dinheiro para pagar a faculdade tomei a decisão de não parar por falta de grana até que me impedissem de entrar na faculdade e cursar o curso, que aconteceria no próximo semestre na rematrícula, mas eu já estava no último semestre, e decidi ficar inadimplente e tocar a facul em frente.

Nem tudo foi maravilhas quando tomei essa decisão, no início, a cada mês que chegava um boleto em casa, ficava mais difícil de cair no sono, era totalmente proporcional a minha dívida na faculdade a dificuldade de deitar e levantar da cama, essa dívida martelava na minha cabeça cada vez mais forte.

Mas eu estava determinado dessa vez a não parar o curso independentemente do que acontecesse, cheguei a ir alguns dias de a pé para a facul ou voltar de a pé, quem mora na região era um trajeto do jd. Novo Osasco, até a vl. Yara, eram cerca de 4,5 km, em média uma hora se caminhar bem. Era um bom exercício.

Ir de a pé ou voltar por não ter dinheiro para pagar uma passagem que custava em média na época R$ 2,90 era meio chato, mas dessa vez eu tinha decidido que nada iria me parar mais. Eu chegava bem suado na faculdade mas passava no banheiro para disfarçar e praticamente tomava um "banho" (lavava o rosto e secava o suor das costas) na pia e me secava com papel toalha.

Eu fui e voltei de apé até que meu pai percebeu e me deu dinheiro para pagar a passagem. Eu já tinha pegado dinheiro emprestado dele em outro momento difícil, como sei que seu salário não era alto, não quis pegar o dinheiro que já era pouco dele, e também pagamos aluguel, o dinheiro era contado.

No poker, eu aprendi uma coisa, que é difícil de aprender na vida, não existe sorte que dura para sempre e não existi azar que dura para sempre, com sua técnica você pode amenizar os dois e fazer que essas duas variáveis não impactem tão forte na sua vida tanto na vida como no poker, mas sorte é algo importante.

Eu passei em algumas matérias que muita gente foi reprovada sem precisar fazer a última prova pois minha média era alta, assim como não consegui entregar o tcc e o estágio supervisionado que são as duas matérias que faltam para eu terminar o curso, o curso é a tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas, é um curso rápido de 2 anos.

Nenhum emprego que me aparecia eu conseguia mantê-lo, sempre algo dava errado, as vezes por minha própria culpa, as vezes sem ter culpa, mas como disse o meu azar não durou para sempre, as pessoas são imprevisíveis e a vida também, assim como as cartas do poker texas holdem.

Um dia chegou um e-mail do bradesco me convidando para fazer um processo seletivo com eles. Eu li uma vez algo como, não me recordo muito bem, espiral positiva e espiral negativa, resumindo, isso diz que quando as coisas dão certo na sua vida elas tendem a sempre dar certo, e quando as coisas dão errado elas tendem a dar mais errado.

Eu já tinha participado de outros processos seletivos de outras empresas grandes que envolvem várias fases, e tinha ficado no caminho, como a Porto Seguro, que nem me deram um parecer sobre o resultado, simplesmente somem, então meu retrospecto não era favorável pelo menos dentro da minha cabeça, eu pensei e nem ir no processo seletivo do Bradesco, de tão desmotivado que andava.

No poker, quando você perde, o certo é parar de jogar, esfriar a cabeça e só jogar no outro dia, e reavaliar o seu jogo e tentar descobrir aonde está errando, na vida é a mesma coisa.

Acordei cedo no dia do processo e pensei dentro de mim, “não tenho mais o que perder eu vou sim”, como disse não tinha dinheiro, coloquei meu primeiro terno que comprei com dinheiro meu mesmo, um azul marinho, que se confunde com preto, e fui de a pé, o bradesco fica bem próximo de casa.

Nessa altura eu já devia cerca de um semestre na faculdade, algo em torno de R$ 2400,00 isso porque tinha bolsa de 25%, mesmo estando desempregado eu só consegui essa bolsa, apesar de em outros momentos já tinha conseguido 50% quando estava empregado, não sei o critério que eles usam para conceder bolsas, mas eu não achei justo na época pois a renda da minha família era super baixa e como disse sobre a espiral negativa e positiva, eu estava na negativa, mas ela não podia durar para sempre.

Algumas pessoas esse ano abaixaram o nível da conversa comigo ou publicamente ou privadamente no Facebook, por coisas idiotas que eu comentei na própria rede, e eu não esperava esse tipo de reação delas, preferiram me julgar por algo relevante do que prosseguir com a amizade que durava as vezes há anos, ou há meses, eu não revidei, porque não gosto de descer o nível e muito menos de xingar alguém.

Eu acabei passando nas 4 etapas do processo seletivo do banco, conheci pessoas sensacionais e outras de caráter duvidoso que já me ofenderam no face, e no próximo dia 15 eu faço 1 ano de banco. Nas próximas semanas vou assinar um contrato de compra de um apartamento se tudo der certo, entrei na espiral positiva. Não durou para sempre o azar.

Só que vocês se lembram da decisão que eu tomei de não parar os estudos? Que no início não parecia ser uma boa decisão, aí que entra a importância de uma decisão na sua vida, se eu não tivesse decidido isso e parado a faculdade outra vez eu não poderia ser contratado pela empresa, pois o requisito era ter terminado a faculdade ou estar cursando ela.

Se eu tivesse parado de novo, ter passado nas quatro etapas do processo seletivo não teriam me adiantado de nada eu continuaria na espiral negativa da vida.

No poker você aprende mais quando erra do que quando ganha, e na vida é a mesma coisa.

Se você está passando por uma período turbulento, lembre-se que ele não durará para sempre, nenhum time de futebol ganha um grande torneio todos os anos por melhor que ele seja e por mais que tenha estrelas no seu time, e nenhum jejum de títulos dura para sempre.

O Bayern de Munique perdeu a decisão do ano passado nos pênaltis para o Chelsea, com lances que só acontecem no futebol, teve pênalti perdido pelo Hobben, teve gol nos minutos finais do jogo empatando a partida, tudo aconteceu, tão imprevisível quanto as pessoas e o poker.

Mas no ano seguinte eles ganharam o título com o gol do cara que perdeu pênalti no ano passado, o próprio Hobben. Com certeza eles ficaram chateados no ano que perderam, mas eles não abaixaram a cabeça, e fizeram um trabalho mais forte no ano seguinte.

Seja forte como o Bayern, ignore a espiral negativa que você está passando. Trabalhe com a imprevisibilidade da vida, assim como nas cartas você pode com sua técnica alterar o curso que ela o conduz, independente do que aconteça.

Abrçs,

Marcelo Rodrigues

 

Sobre

Sobre mim

Olá, sejam bem vindos! Eu sou o Andre Martins e serei seu anfitrião aqui no GetBrainstormed.
Suponho (já que você está lendo este texto) que você deve estar se perguntando "quem está por traz dos artigos deste site?". Fico feliz que você tenha perguntado! Somos pessoas que, assim como você...

Saiba mais

Facebook Connect